Um jovem de 21 anos foi protagonista de uma surpreendente historia nos Estados Unidos. Sofreu um grave acidente, os médicos que o tratavam declararam sua morte cerebral mas despertou pouco antes de que lhe extirpassem os órgãos vitais que seriam doados a outros pacientes.

Zack Dunlap explica que não recorda o acidente, mas sim recorda ter ouvido o doutor que o declarou morto. "Escutei-o e me fiquei louco por dentro", comentou o moço de Oklahoma, no programa Dateline da cadeia americana NBC que o entrevistou junto a seus pais e sua irmã Casey.

As provas iniciais logo do acidente mostravam que não tinha havido fluxo de sangue no cérebro de Zack, e os doutores determinaram que se tratava de alguém com morte cerebral.

Depois da decisão, informou-se à família Dunlap. Enquanto eles se dirigiam a despedir do filho ao que acreditavam falecido, uma equipe se preparava para extrair os órgãos que serviriam para transplantes em outros pacientes.

A avó de Zack, Naomi Blackford, rezava por seu neto. Ela comentou a NBC que o único que pedia "era um milagre. Era muito jovem para que Deus o levasse. Não era seu momento".

Dan Coffin, um primo de Zack e também enfermeiro, olhou o monitor que dava conta dos sinais vitais do jovem e pensou que havia certa melhoria. Tirou seu pequeno canivete de bolso e a passou por uma planta dos pés do moço. Dunlap a arqueou, mas para a enfermeira encarregada era somente um movimento reflexo. Coffin tentou logo outra prova com as mãos o que fez que Zack cruzasse um dos seus braços sobre o outro, claro sinal de atividade cerebral.

De volta à vida

Imediatamente os médicos retomaram o tratamento médico. Dois dias depois lhe retiraram o respirador artificial e logo de cinco dias Zack pôde despertar e olhar ao seu redor. Uma semana depois começou a responder ao seu neuro-cirurgião e a dizer suas primeiras palavras.

"Olhou a todos lados e me disse 'Te amor'", explica Pam Dunlap, a mãe do moço, que esse mesmo dia começou a dar alguns passos.

O cirurgião de Zack afirma que não existe explicação médica para sua recuperação, dado que todos os procedimentos se seguiram adequadamente. O resto do pessoal do hospital a cargo de Dunlap concorda com esta opinião: todas as provas tinham sido precisas e teriam dado conta da existência de sinais vitais no jovem antes de lhe tirar qualquer órgão.

"Ambos sentimos que Deus tem um grande plano para Zack. Faremos tudo o que esteja em nossas mãos para que o alcance, seja o que for", relata Pam Dunlap.

Zack resolveu dedicar-se à pesca. "Não mais moto náutica", disse a Dateline NBC.