O Escritório de Celebrações Litúrgicas informou que na quarta-feira 2 de abril às 10:30, o Papa Bento XVI presidirá no Átrio da Basílica Vaticana, a Santa Missa pelo terceiro aniversário da morte do Servo de Deus João Paulo II.

Karol Józef Wojtyla nasceu em Wadowice, Polônia, em 18 de maio de 1920. Sua morte se produziu às 21:37 de 2 de abril de 2005 devido a uma septicemia e a um colapso cardiopulmonar irreversível, agravado pelo Parkinson. Tinha quase 85 anos. Em sua agonia, ditou a seu secretário, Stanislaw Dziwisz, uma carta em que dizia: "Sou feliz, sejam-no também vocês".

Foi o primeiro Papa não italiano desde Adriano VI em 1522. Seu pontificado de 26 anos foi o terceiro mais prolongado na história da Igreja Católica, depois do de São Pedro (acredita-se que entre 34 e 37 anos) e o de Pio IX (31 anos).

Em 13 de maio de 2005, o Cardeal Camillo Ruini, Vigário para a cidade de Roma, deu formalmente por iniciado o processo de beatificação de João Paulo II; para isso, Bento XVI concedeu dispensa do prazo de cinco anos de espera após da morte do candidato para iniciar o processo de beatificação.

Faz um ano, em 2 de abril de 2007, concluiu a fase diocesana do processo de beatificação, reunindo-se todos os testemunhos sobre sua vida e se revelou que há um milagre atribuído a sua intercessão. A religiosa francesa Marie Simon Pierre, diz ter sido curada por intercessão do Pontífice da enfermidade de Parkinson.