O Papa João Paulo II enviou um sentido telegrama de pêsames ao Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, Arcebispo de Santiago do Chile, ao se inteirar do falecimento de seu predecessor, o Cardeal Juan Francisco Fresno Larraín, aos 90 anos.

“Profundamente pesaroso ao saber da triste notícia da morte do querido Cardeal Juan Francisco Fresno Larraín, Arcebispo emérito de Santiago do Chile, depois de uma longa enfermidade vivida com grande serenidade e integridade, expresso meus mais sentido pêsames ao senhor, aos bispos auxiliares, clero, comunidades religiosas e leigos dessa arquidiocese. Me uno a vós para encomendar à misericórdia do Pai celestial a este zeloso pastor que com prudência e caridade pastoral serviu a seu povo e à igreja”.

Na mensagem, o Pontífice destacou  “seu generoso e intenso trabalho ministerial, primeiro como presbítero do clero de Santiago, e em seguida como Bispo de Copiapó, em La Serena e posteriormente durante sete anos nessa igreja particular, manifesta sua grande entrega à causa do Evangelho, de uma vez que dá prova de seu profundo amor à igreja e das qualidades que o adornavam”.

“Enquanto recordo sua acolhida em minha viagem pastoral em 1987, é-me grato lhes ministrar com afeto a confortadora bênção apostólica como sinal de esperança na vitória do Senhor ressuscitado”, conclui o Papa.