O Secretário Geral da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Dom Giuseppe Betori, ressaltou que atualmente no país "tudo pode ser de ajuda para pronunciar um não ao aborto neste momento".

"Não penso que o problema do aborto possa ser resolvido somente em chave social, já seja com uma lei ou através de expressões políticas: tudo pode convergir para afirmar o princípio da tutela da vida, e tudo pode ser de ajuda para pronunciar um não ao aborto neste momento", explicou o Prelado ao responder às perguntas dos jornalistas em conferência de imprensa da apresentação da mensagem final da Assembléia do Conselho Permanente da CEI..

"O não firme e total ao aborto sempre marcou a diferença, para os cristãos, em relação à sociedade". Este "não" a este tipo de infanticídio "foi vivido durante séculos e se expressou com testemunhos muito diversos". O que está a favor da vida é então para a CEI, "um valor que transcende todo tipo de esforço", expressou.

Referindo-se logo ao modo em que alguns meios cobriram as recentes tragédias abortistas no país, indica a agência italiana SIR, o Prelado comentou que "lamento ter lido de quem pensa atribuir ao 'não ao aborto' certos comportamentos, que são o sucesso da mentalidade abortista sem limites. É próprio de uma mentalidade abortista sem limites que acredita que a modalidade das leis vão além".