O Bispo de São Cristóbal, Dom Mario Moronta, convidou aos fiéis a acompanhar a Cristo nos últimos momentos de seu caminho terreno com as Palmas que simbolizam a fé "que não sente medo de ser testemunhada".

"No início desta Semana Santa nos dispomos a acompanhar os últimos momentos do caminho terreno de Jesus antes de sua morte. O fazemos hoje aclamando-o com as Palmas que são o símbolo de nossa fé que não sente medo de ser testemunhada", expressou o Prelado em sua mensagem por Domingo de Ramos.

Nesse sentido, assinalou que neste dia os cristãos afirmamos novamente "que Cristo é nossa esperança e que é o caminho que nos conduz à única e autêntica salvação: a que nos introduz na plena e definitiva comunhão com Deus".

O Bispo afirmou que tal como o evangelista Lucas apresenta a vida de Jesus, trata-se de um caminho para Jerusalém que tem como meta o cumprimento da promessa de salvação; o qual tem dois momentos "especialmente culminantes": A entrada triunfante à cidade Santa e o caminho ao Calvário.

O primeiro destes momentos, explicou, apresenta a "Jesus aclamado pelas crianças dos hebreus e a gente simples do povo" que o reconhece como Rei. No segundo momento, acrescentou, Jesus é abandonado pelos seus, "ultrajado e insultado pelos poderosos de então".

"Três dias depois, a luz da Ressurreição daria sentido à autêntica esperança, a da salvação e mandaria longe toda a prepotência e soberba dos que se acreditavam poderosos", afirmou.

Dom Moronta alentou aos cristãos na tarefa evangelizadora porque "se o caminho de Jesus conduz ao cumprimento da promessa (da salvação) e chega até a cruz para fazer que a esperança da humanidade fique cheia, desde essa cruz nasce um novo caminho que compartilha uma nova esperança, a que nos impulsiona a ir mar afora, a pôr as mãos no arado e ver para o horizonte, a proclamar que Ele é o Senhor. Somos peregrinos de esperança e sabemos qual é nosso caminho".