Ao culminar a oração do Ângelus deste Domingo de Ramos, o Papa Bento XVI fez um enérgico chamado ao afastamento do ódio e a violência no Iraque para dar passo à paz, após do seqüestro e morte do Arcebispo de Mosul, Dom Paulos Faraj Rahho.

"Ao termo desta solene celebração, em que meditamos sobre a Paixão de Cristo, desejo recordar o Arcebispo dos caldeus de Mosul (Iraque), Dom Paulos Faraj Rahho, tragicamente desaparecido faz alguns dias", disse o Santo Padre.

"Seu belo testemunho de fidelidade a Cristo, à Igreja e sua gente, que embora numerosas ameaças não quis abandonar, me faz elevar um forte e sentido grito. Basta de estragos, basta de violência, basta já de ódio no Iraque!", exortou o Pontífice.

Seguidamente insistiu ao povo iraquiano, "que faz cinco anos leva consigo as conseqüências de uma guerra que provocou a deterioração de sua vida civil e social: Amado povo iraquiano, levante sua cabeça e seja você mesmo, antes de mais nada, reconstrutor de sua vida nacional!"

"Que sejam a reconciliação, o perdão, a justiça e o respeito da convivência civil entre tribos, etnias, grupos religiosos, a sólida via à paz em nome de Deus", concluiu Bento XVI.