O Arcebispo da Guatemala, Cardeal Rodolfo Quezada Toruño, questionou a aprovação, por parte do Congresso guatemalteco, do indulto presidencial, que abre a possibilidade de que se restitua a pena de morte no país, e assegurou que esta "não é a forma de resolver a violência no país".

Em sua homilia dominical, o Cardeal assinalou que o quinto mandamento "não matarás, é para todos os cristãos" e adicionou que na recente visita Ad Limina do Episcopado guatemalteco à a Santa Sé, o Papa Bento XVI mostrou sua preocupação por esta situação que vive o país em relação ao pedido de restituição da pena de morte.

"Nos opomos à pena capital porque temos que mostrar o rosto misericordioso de Deus", pois "embora, a pena de morte está contemplada no antigo testamento, agora a fé cristã vive de acordo com o Novo Testamento", asseverou o Cardeal Quezada.

O Congresso da Guatemala aprovou em 12 de fevereiro último uma lei que restabelece o recurso de graça, suspenso desde 2000, que impedia a aplicação da pena de morte vigente nesse país.