A Conferência Episcopal Espanhola (CEE), recordou à comunidade cristã seu compromisso na promoção e formação das vocações sacerdotais, por isso pediu não aceitar passivamente a diminuição de sacerdotes como se fossem "os sinais dos tempos".

Em uma mensagem com ocasião do Dia do Seminário, o Episcopado alentou a reforçar a fé e a esperança "na convicção de que Deus segue chamando e suscitando a pessoas" capazes de dedicar-se ao serviço no sacerdócio. Acrescentou que qualquer seja o número de seminaristas –atualmente são mais de mil e 300 em todo o país-, trata-se de "um presente de Deus que temos que valorar e agradecer".

Nesse sentido, assinalou que tendo em conta a necessidade da Igreja de mais sacerdotes, escutar o chamado de Deus e propor-se seguir esta vocação é "compreender o lugar essencial deste ministério na vida da Igreja e a importância de sua missão no mundo".

Indicou que o lema deste ano, "Se escutas hoje sua voz", responde à cultura dominante da não escuta, na qual "impõe-se o ruído e a chamada contaminação acústica, e o esquecimento do silêncio como perda da interioridade". "É urgente recuperar a dimensão do silêncio, porque escuta e silêncio vão de mãos dadas", explicaram os bispos.

No texto, a CEC convidou aos fiéis a pedir ao Senhor "que siga presenteando à sua Igreja com vocações" e a recorrer para isso à oração, pois esta "tem que ser o fundamento da nossa pastoral vocacional".

Por outro lado, em comunicação com o ACI Imprensa, Florentino Pérez Vaquero, um jovem seminarista da diocese de Zamora convidou aos jovens a visitar um vídeo elaborado por ele mesmo e no que compartilha sua experiência como futuro sacerdote.