O Comitê Permanente da Conferência Episcopal Chilena (CECH), solicitou aos párocos do país que, "tanto nas Missas como nas demais práticas religiosas, reze-se especialmente para que não falte durante este ano a benigna e suficiente chuva, tão necessária também nestes dias", devido à forte seca que se registra em partes do centro e sul do país.

Através de um comunicado assinado pelo Presidente da CECH, Dom Alejandro Goic, o Episcopado compartilhou a preocupação de autoridades, dirigentes e peritos pela falta de água; cuja escassez já está afetando aos setores rurais.

"Confiamos em que as instituições pertinentes e as pessoas que servem nelas estão adotando as melhores decisões para enfrentar esta séria dificuldade", manifestou o texto, e indicou que "como Igreja nos unimos aos esforços de economia energética ao que o país foi convidado".

Nesse sentido, os bispos convidaram às famílias a aproveitar este momento para educar sobre a valoração dos recursos naturais.

"No tempo de Quaresma que prepara a vivência do Mistério Pascal, também é importante meditar sobre as maravilhas da Criação que o Senhor nos dá de presente diariamente, como a água, um dom que não sempre cuidamos e compartilhamos", indicaram os bispos.

A oração proposta pelo Comitê Permanente é a seguinte:

Pai de bondade,

que com a água nos dais a vida,

enviai a chuva que o nosso Chile necessita,

abençoai esta terra com fruto abundante

para o bem dos que vivemos nela.

Vos pedimos isto por Cristo, vosso Filho,

manancial de água viva,

e pela intercessão da Virgem do Carmen,

Mãe do Chile. Amém.