O jornal francês Le Figaro informou que o Papa Bento XVI viajaria a França em setembro próximo para visitar o santuário de Lourdes no 150º aniversário das aparições marianas.

O Pontífice realizaria sua primeira visita papal a França de 12 a 15 de setembro. além de Lourdes, visitaria Paris onde se reuniria com o Presidente Nicolás Sarkozy.

Segundo Le Figaro, o porta-voz do Governo francês, David Martinon, confirmou a viagem papal mas assinalou que as datas precisas ainda não estão fixadas. O Vaticano ainda não tem feito um anúncio oficial da visita, mas a imprensa indicou que o encarregado da organização das viagens do Papa estará na França a semana que vem.

O jornal também citou um telegrama diplomático do Vaticano a Paris segundo o qual "o foco da visita (papal) será Lourdes, mas será difícil ignorar o desejo dos fiéis de encontrar-se com o Santo Padre em Paris".

A imprensa antecipou que o Pontífice celebraria uma missa na capital francesa na manhã de 13 de setembro.

Interrogada pela agência France Press, uma fonte vaticana indicou que é "muito prematuro" dar informações sobre a viagem papal e assinalou que estes detalhes serão conhecidos "um ou dois meses" antes da eventual visita.

Este ano, o Papa Bento XVI tem uma viagem confirmada aos Estados Unidos em abril próximo e em julho se espera sua presença em Sydney, Austrália, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).