O Núncio Apostólico em Terra Santa, Dom Antonio Franco, reiterou sua esperança de que o Papa Bento XVI possa visitar os lugares sagrados, mas recordou que esta viagem só será possível se se conseguirem superar as dificuldades que padece a comunidade cristã na zona e se avança a uma solução à questão da Palestina.

Em uma entrevista concedida a Terrasanta.net, o Arcebispo assinalou que "é a nossa esperança que chegue esse dia (da visita papal), e estou convencido de que essa viagem seria benéfica para todos. Mas o que continuamente repetem nossos interlocutores é que o Papa deve poder viajar em um bom clima. Se a nossa comunidade cristã católica viver em dificuldades, em um estado de permanente tensão, será mais difícil que o Papa nos visite porque queremos uma atmosfera de maior serenidade".

"Na medida em que se resolvam os problemas práticos e possivelmente se avança no problema de fundo da questão palestina, que finalmente é a base de todos os outros problemas, se gerará um clima e se sentarão as bases para uma viagem do Papa", indicou o Arcebispo.

Na entrevista, também indicou que a Santa Sé não pode assinar um acordo com o Estado de Israel que inclua obrigações fiscais que a realidade local cristã "não pose assumir nem suportar" e esclareceu que "a Santa Sé não pede privilégios senão que sejam aceitos os direitos que os cristãos residentes nessa Terra tiveram até hoje".

"Se as comunidades católicas de Terra Santa devem submeter-se às obrigações das contribuições fiscais, aos poucos desaparecerão porque são realidades que vivem exclusivamente do que recebem da Igreja universal", advertiu.