O Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, confirmou hoje que o Papa Bento XVI está prestes a concluir uma nova Encíclica sobre temas sociais.

"Sim, o Papa está trabalhando em uma Encíclica social, que terá, eu acredito, um impacto significativo nos grandes problemas sociais e econômicos do mundo contemporâneo", declarou o Cardeal em uma entrevista concedida ao jornal italiano A Repubblica.

Segundo o Cardeal Bertone, o Santo Padre "abordará em particular assuntos relacionados ao terceiro e quarto mundo".

O conceito "quarto mundo" foi criado pelo Papa João Paulo II em sua encíclica social Sollicitudo Rei Socialis, para referir-se ao número de pobres, marginalizados e indigentes que vivem nos países do primeiro mundo.

O Secretário de Estádio não deu pistas sobre a data de publicação do documento, mas fontes anônimas do Vaticano citadas previamente pelo jornal italiano IL Messaggero, anteciparam que a terceira Encíclica do Papa Bento XVI seria assinada em 19 de março, solenidade de São José, e publicada durante a próxima Páscoa.

"A Encíclica se centrará nos problemas sociais internacionais, com especial atenção nos países em vias de desenvolvimento", reiterou o Cardeal Bertone à a Repubblica.