A diocese de Girona, junto a Cáritas Girona, pediram aos adolescentes da província uma "abstinência" no envio de mensagens de texto durante a Quaresma -que termina em 20 de março-, como parte da campanha "Desligue-se para ligar-se".

Com ela, pedem aos jovens de 14 a 30 anos que deixem de mandar, como mínimo, três mensagens diárias e também que passem menos tempo conectados a Internet durante os 40 dias da Quaresma, que começou em 6 de fevereiro.

Segundo Cáritas, a idéia é que reduzir três mensagens diárias durante a Quaresma, supõe uma economia de 24 euros -20 céntimos por 120 mensagens-.

O delegado diocesano da pastoral de jovens de Girona, Jordi Callejón, explicou que pretendem estender a iniciativa a toda Catalunya na próxima Quaresma, já que esgotaram os 2.500 folhetos informativos que editaram e "as escolas se estão empolgando muito". "Estamos abertos a todo mundo", assegurou.
A economia, para projetos solidários

A condição para fazer parte na campanha é que o jovem deve destinar este dinheiro a um projeto solidário e o tempo que tenha evitado conectar-se a Internet, deve passá-lo ajudando a gente necessitada.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Para se inscrever, os jovens devem ir a www.giroves.org, onde se encontram as distintas opções de projetos solidários nos que se pode investir o dinheiro economizado na campanha. As inscrições podem ser individuais ou de grupos.

Conforme assinalou Callejón, o objetivo é conscientizar aos jovens de que "economizando-se três mensagens, podem dar oportunidades a outros meninos que não têm suas mesmas vantagens", disse em relação às iniciativas solidárias, destinados a crianças de famílias sem recursos ou desestruturadas.

Do mesmo modo, ressaltou os benefícios de "não passar tanto tempo sozinhos diante da tela do computador, e poder ajudar a outros". "O importante é conscientizar, não o dinheiro que contribuam", assegurou.