Em uma entrevista concedida ao jornal L'Osservatore Romano, Cardeal Alfonso López Trujillo, Presidente do Pontifício Conselho para a Família, anunciou que se reunirá com parlamentares de todo o continente americano para discutir assuntos relacionados à defesa da vida e a família.

A reunião se celebrará em meados de ano em Santo Domingo, Rep. Dominicana, e forma parte dos preparativos do próximo Encontro Mundial das Famílias que se programou para janeiro de 2009 no México DF.

O Cardeal López Trujillo declarou a L'Osservatore Romano que este é o sétimo encontro deste tipo promovido pelo seu dicastério. "Tivemos três encontros similares com políticos e legisladores na Europa e três na América: Brasil em 1994, México em 1997 e Argentina em 2003", indicou.

"Como sempre, neste tempo convidamos representantes de distintos partidos políticos e países para discutir com respeito e abertura sobre a verdade", adicionou.

O Cardeal assinalou que estes diálogos sempre foram produtivos, ainda com a participação de não crentes, quem "por meio da razão também podem alcançar a verdade sobre os temas relacionados ao direito à vida e as famílias".

O Cardeal López Trujillo destacou que o direito à vida da concepção até a morte natural "não é um assunto dogmático da Igreja Católica, mas uma verdade natural que deve ser compreendida pela simples razão, porque pertence à estrutura básica de todo humanismo verdadeiro".

A autoridade vaticana também anunciou uma reunião similar com líderes políticos na Europa, "talvez ao final deste ano ou a inícios do próximo".