Os participantes na Congregação Geral da Companhia de Jesus se reunirão com o Papa Bento XVI nesta quinta-feira no Vaticano, conforme informaram hoje fontes jesuítas.

As mesmas fontes indicaram que a Congregação Geral escolheu os quatro assistentes gerais "ad providentiam", que têm como tarefa assistir ao Padre Geral em nome da Companhia.

Os escolhidos são o Pe. Lisbert D'Souza (Mumbai, Índia), Pe. James Grummer (Wisconsin, Estados Unidos), Pe. Marcos Recolons (Bolívia,) e o Pe. Federico Lombardi (Itália), atual diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé e Rádio Vaticano.

Os sacerdotes D'Souza, Grummer e Recolons já tinham sido escolhidos como assistentes regionais para Ásia, Estados Unidos e Sudamérica respectivamente.

Segundo as constituições jesuítas, a responsabilidade dos quatro assistentes gerais é assistir em tudo o que se refere aos aspectos "externos" na vida do Padre Geral ("vestidos, comida e todos os gastos referentes à pessoa do Geral"), vigiando "para que não se exceda em trabalhos ou excessivo rigor", e atendendo a sua ajuda espiritual "se houver necessidade".

O novo Superior Geral dos jesuítas, Alfonso Nicolás, também anunciou a nomeação do Pe. Ignacio Echarte (Loyola, Espanha) como novo Secretário Geral da Companhia de Jesus, em substituição do Pe. Francis Case.