O Escritório de Imprensa da Santa Sé informou neste sábado que o Cardeal Paul Josef Cordes, Presidente do Pontifício Conselho  "Cor Unum", o dicastério que promove as iniciativas caridosas da Santa Sé,  viajará na Índia  de 15 a  19 de fevereiro para participar da assembléia plenária do episcopado católico índio em Jamshedpur e visitar o túmulo da Beata Teresa  de Calcutá.

A reunião terá como objetivo refletir sobre o compromisso caridoso da Igreja na Índia à luz da Encíclica  "Deus caritas est".

"Com a visita quer reforçar o testemunho da Igreja católica no campo da caridade, que segue fazendo-se visível através de tantas obras de caridade", diz o comunicado; que lembra que os cristãos da Índia, embora ser uma minoria já administram o  20% das escolas primárias, o  25% das estruturas para o sustento de órfãos e viúvas,  e o  30% de discapacitados, leprosos e doentes de AIDS.

O comunicado assinala também que, embora o crescimento econômico da Índia, a "diakonia" (serviço) aos mais carentes seguirá sendo uma urgência no país. "E sendo a diakonia uma atividade eclesiástica, é prioritário o papel do Bispo: sua é, efetivamente,  a responsabilidade  última da ação caridosa. Neste compromisso em particular, e  Cardeal Cordes animará aos Prelados índios".

A primeira etapa da viagem incluirá uma visita ao túmulo da  Beata Teresa de Calcutá, assim como algumas das casas de alívio do sofrimento que ela fundou.