A Igreja Católica em Portugal expressou sua satisfação e agradecimento ao Papa Bento XVI por autorizar a redução do prazo canônico para iniciar o processo de beatificação de Irmã Luzia, uma das três videntes das aparições de Fátima.

Em um comunicado, o Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Dom Jorge Urtiga, manifestou "nossa grande alegria pela feliz decisão do Santo Padre… que consistem em uma provocação e uma chamada para que os cristãos procurem a santidade"; enquanto que Dom Antônio Marto, Bispo de Leiria-Fátima –onde hoje se erige o famoso Santuário em torno da Cova de Iria onde se apareceu a Virgem-, disse que "recebi a notícia com uma enorme satisfação".

Dom Luciano Guerra, atual Reitor do Santuário da Fátima, assinalou por sua parte que os fiéis e responsáveis pela basílica "recebemos a nova com grande alegria, porque é uma amostra mais da importância da Irmã Luzia para a Igreja e para o Mundo".

Bento XVI autorizou a abertura do processo de beatificação sem a espera, estabelecida no Código de Direito Canônico, de cinco anos após da morte de Irmã Luzia três anos atrás no Monastério Carmelita de Coimbra, onde morou a maior parte de sua vida.

O anúncio o fez na quarta-feira o Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o Cardeal português José Saraiva Martins, em uma cerimônia celebrada na Catedral de Coimbra.