O famoso curto publicitário de 1984 que pôs no mapa mundial a hoje conhecida empresa informática "Apple", foi engenhosamente redesenhado pela organização pró direitos dos pais "Hazte oir” (Faça-se Ouvir), para denunciar a arbitrariedade da matéria socialista "Educação para a Cidadania" e pedir um voto contra o Presidente Rodríguez Zapatero.

 

O anúncio original da Apple, que apontava contra a então dominante empresa IBM, emitiu-se uma só vez pela televisão norte-americana durante o jogo final pelo campeonato de futebol americano "Super Bowl" de 1984; e logo virou modelo supremo de propaganda.

 

O comercial, dirigido por Ridley Scott, diretor do famoso filme de ficção científica "Blade Runner" anunciava a chegada dos computadores "Macintosh", o nome que, contraído, identificaria aos computadores com plataforma "MAC" como alternativa aos computadores de plataforma "Windows".

 

O comercial foi modificado em numerosas ocasiões, especialmente quando se quis expressar a mesma mensagem anti-conformista contra uma autoridade poderosa, dominante ou tirânica.

 

A versão do HazteOir.org está no Youtube, e critica o autoritarismo com que o governo socialista espanhol pretende impor a matéria de Educação para a Cidadania.

 

Embora a modificação mais popular do vídeo nos Estados Unidos foi realizada pelos seguidores do pre-candidato presidencial democrata Barak Obama contra Hillary Clinton, na Espanha alguns grupos trataram que irritar à Apple para que bloqueie a engenhosa versão do HazteOir.org.

 

Esta semana, o portal informático "Noticiasdot.com", que começou faz alguns anos como uma fonte autorizada de informação tecnológica, mas que foi passando para o item da pornografia "branda", a intriga mediática e a militância socialista, publicou uma notícia solicitando uma demanda da Apple" contra "os ultradireitistas do HazteOir".

 

Noticiasdot.com se queixou de que "o grupo integrista católico modificou o famoso spot ‘1984’ sem contar com autorização da companhia tecnológica" e apresentou como "argumento" o fato que Apple sempre teve uma política amistosa com os grupos de militância homossexual… embora a que a curta do HazteOir.org não faz referência alguma a temas sexuais.

 

Noticiasdot.com, que no passado pressionou à edição em espanhol de Wikipedia para que eliminasse qualquer referência crítica ao filme "A Bússola Dourada" apoiada na novela do ativista anti-cristão britânico Philip Pulman, tratou agora de gerar uma avalanche contra HazteOir.org fazendo referência a uma inexistente "série de protestos entre a comunidade macqueira espanhola fazendo chegar até a Apple o seu disconforto".

 

O vídeo de HazteOir.org, para o disgosto dos militantes socialistas do Noticiasdot.com, continua em Youtube em: http://www.youtube.com/watch?v=cvrhk_7qRlM