O Arcebispo do Santo Domingo e presidente do Patronato Nacional Penitenciário, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, pediu aos diferentes setores da sociedade apoiar a reforma penitenciária que leva adiante a Procuradoria Geral da República.

 

Entrevistado pelo programa Ministério Público, de Telecentro, o Arcebispo afirmou que toda a sociedade deve sentir-se envolvida, e reafirmou o compromisso da Igreja com a reabilitação dos presidiários e o resgate de sua dignidade humana.

 

Depois de assinalar que não existem razões para não realizar a reforma, o Cardeal reafirmou que "o fato de que uma pessoa esteja encerrada em um recinto penitenciário", não quer dizer que tenha perdido sua dignidade humana, "porque segue sendo um filho ou uma filha de Deus, e como tal, isso terá que proclamá-lo, terá que sustentá-lo e terá que defendê-lo".

 

O Cardeal López Rodríguez indicou que a Igreja tem uma presença importante nos centros penitenciários do mundo e, nesse sentido, destacou o trabalho que em República Dominicana realiza o coordenador da Pastoral Penitenciária, Frei Arístides Jiménez Richardson, através das Casas do Redentor que funcionam em diferentes províncias do país.