O jornal oficioso do Vaticano, L'Osservatore Romano (LOR) estréia hoje um novo desenho gráfico, continuando na linha de renovação que seu novo diretor Giovanni Maria Vian impulsionou com "o jornal do Papa".

 

Vian explica que a partir de agora, "por mérito sobre tudo da criatividade e o esforço dos nossos desenhistas gráficos e dos redatores chefes –que nestas semanas trabalharam muito bem, como sempre, mas com um empenho mais decidido– o jornal será mais fácil de ler, graças a diversas características, ligeiramente maior e com maiores espaços. Introduzindo estavelmente cores na primeira e na última página, sabedores da importância das destacadas funções que cumprem tanto o texto como as imagens".

 

"A primeira página –prossegue– está obviamente reservada aos textos e notícias mais importantes, com indicadores para ir ao interior do jornal, enquanto que a última – uma verdadeira segunda coberta, também será realçada pelo uso da cor e por norma estará reservada às atividades pontifícias e às informações sobre a Santa Sé".

 

"A segunda e a terceira oferecem as notícias internacionais em uma óptica larga (na qual obviamente, está incluída a Itália), a quarta e a quinta estão dedicadas à cultura, a sexta e a sétima, enfim, à informação religiosa: sobre tudo do catecismo, com um olhar atento às Igrejas orientais, católicas e não católicas, a outras confissões cristãs e a outras religiões", explica Vian.

 

Para o diretor do LOR, o objetivo desta nova diagramação é "naturalmente o 'bem do jornal' que o Cardeal Secretário de estado e toda a Secretaria de Estado querem para que L'Osservatore Romano se difunda sempre mais, para fazer-se eco da pregação acertada, fiel e firme de Bento XVI.

 

"Para obtê-lo-estamos estudando também formas novas de difusão que envolverão outros jornalistas, enquanto que a renovação levará em conta progressivamente as edições periódicas do nosso jornal e seu sítio na rede. É um esforço apaixonado e humilde que se renova a cada dia", finaliza Vian.