O Papa Bento XVI fez votos para que "termine definitivamente o sofrimento humano" que geram os seqüestros na Colômbia, durante a oracão do Ângelus ao meio dia na Praça de São Pedro.

 

O Santo Padre, falando em espanhol, indicou que não cessa de "elevar ferventes súplicas a Deus pela Colômbia, onde, faz tempo que, muitos filhos e filhas desse amado país padecem a extorsão, o seqüestro e a perda violenta de seus seres queridos".

 

"Peço ao Senhor que cesse definitivamente esse sofrimento desumano e surjam caminhos de reconciliação, respeito mútuo e concórdia sincera, restaurando-se assim a fraternidade e a solidariedade, que são as bases sólidas para obter o justo progresso e construir uma paz estável", alentou.

 

Por outro lado, o Papa convidou aos católicos a "unir-se aos irmãos e irmãs de Quênia –alguns dos quais estão aqui presentes na Praça de São Pedro– na oração pela reconciliação, a justiça e a paz em seu país".

 

"Assegurando a todos minha proximidade espiritual, espero que os esforços de mediação que se fazem atualmente possam ter êxito e conduzam, graças à boa vontade e colaboração de todos, a uma rápida solução do conflito, que já provocou muitas vítimas", precisou o Pontífice.

 

Bento XVI também denunciou "a maldade, com sua carga de dor", que "parece não conhecer limite no Iraque, como relatam as tristes notícias destes dias. Elevo de novo minha oracão a favor daquela população duramente provada e invoco para ela a paz de Deus".