Uma multidão inesperada de mais de dois milhões e meio de fiéis,  reuniu-se nesta terça-feira à peregrinação ao Santuário da Virgem de Zapopan, que encerrou o segundo dia de deliberações do XLVIII Congresso Eucarístico Internacional.

A tradicional caminhada, que acompanha a Virgem de Zapopan ao longo dos doze quilômetros que separam a Catedral de Guadalajara de sua Basílica, cobriu de fiéis a metade do caminho.

O percurso, do qual participaram dezenas de cardeais, arcebispos, bispos e sacerdotes participantes do Congresso, converteu-se em uma festa multicolorida de fé graças à habitual presença de 15.000 dançarinos e centenas de crianças  dos diversos corais infantis da região.

O carro alegórico principal, acompanhado pelas principais autoridades do Congresso, incluídos o Representante papal, Cardeal Josef Tomko e o Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval, a Virgem de Zapopan, conhecida também como “La Generala” pelo povo fiel, viajava vestida com um manto branco, de gala, adornado com motivos eucarísticos ao qual ia presa uma capa vermelha bordada com fios de ouro.

Ao chegar à sua sede foi recebida entre cantos,  aplausos e vivas, e se soltaram milhares de balões multicoloridos, que precederam à emotiva Missa concelebrada pelo Cardeal Sandoval Iñiguez, o Cardeal Norberto Rivera Carrera e o Cardeal Tomko.