Hans-Peter Röthlin, presidente internacional de Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), explicou que o centro da mensagem do Papa Bento XVI para a Quaresma 2008, é que "o segredo da esmola é a caridade".

 

Röthlin compartilhou com a imprensa a história, o espírito e as atividades de AIS, "uma obra que pretende ajudar à Igreja em qualquer lugar onde não possa levar a cabo sua missão sem a ajuda de outros".

 

Neste sentido, recordou que foi fundada em 1947 pelo sacerdote holandês Werenfried van Straaten, conhecido como o "Padre Toucinho" pela ajuda que ofereceu aos refugiados alemães depois da Segunda guerra mundial.

 

O Pe. Werenfried –falecido em 2003– percorreu o mundo para "enxugar as lágrimas onde Deus chora" e ser "testemunha do sofrimento dos filhos de Deus", despertando no mundo ocidental a consciência sobre as necessidades da Igreja.

 

O Presidente de AIS destacou o fato de que o Santo Padre tenha dito na sua mensagem de Quaresma que "tudo deve ser feito para glória de Deus e não para a nossa".

 

"A maior parte dos benfeitores (de AIS) foram e são pessoas singelas, não ricos, parecidos mais com à viúva do Evangelho que oferece sua esmola em segredo no templo e logo vai embora", indicou.

 

"Com freqüência não sabemos nem seu nome nem seu endereço", explicou Röthlin.

 

Consciente disto, o Pe. Werenfried sempre alentou aos que administram as doações a "nunca esquecer que não só administram dinheiro senão sobre tudo o amor dos nossos benfeitores".

 

AIS é uma caridade de direito pontifício. Tem escritórios nacionais em 17 países e apóia uns cinco mil projetos pastorais cada ano em 140 países do mundo. A entidade ajuda à Igreja Católica em qualquer lugar que enfrente perseguição, discriminação ou pobreza para cumprir com sua missão pastoral e social.