O Pontifício Conselho para os Leigos organiza de 7 a 9 de fevereiro o congresso "Mulher e homem, a totalidade do humanum", com ocasião do 20° aniversário da Carta Apostólica Mulieris dignitatem, do Papa João Paulo II.

 

"Para ajudar na real promoção da mulher, hoje mais do que nunca, não se pode refletir sobre ela de maneira isolada, porém partindo de uma reflexão antropológica sobre a pessoa humana se deve aprofundar tanto na identidade masculina como na identidade feminina para compreender melhor a peculiaridade de cada um e a relação entre ambos", expressaram fontes do Pontifício Conselho ao explicar o título do evento.

 

Nesse sentido, indicaram que se refletirá sobre a novidade evangélica trazida por Cristo "na sua relação com Maria e com as mulheres, as revalorizando e lhes outorgando a dignidade que Deus lhes tinha concedido dos inícios da criação".

 

Do mesmo modo, se analisará "a contribuição que mulheres concretas deram não só à Igreja mas também ao mundo, através de suas vidas, seus valores, seus ensinamentos, suas atitudes e ações na história da salvação".

 

Ao referir-se à Carta Apostólica Mulieris dignitatem, as fontes explicaram que "de uma interpretação bíblica das cartas paulinas, João Paulo II convidou a superar tanto o igualitarismo como a subordinação da mulher ao marido, oferecendo sem alternativas excludentes uma ‘recíproca submissão dos esposos no temor de Cristo’".

 

"Da revelação cristã convidou a uma visão antropológica da ‘unidade dos dois’, a igualdade na dignidade como a chamada da reciprocidade através do contribuição da especificidade da natureza humana, masculina e feminina", indicaram.

 

Entre os apresentadores se encontra o Arcebispo de Toledo (Espanha), Card. Antonio Cañizares, quem tratará sobre "Balanço e perspectivas da reflexão sobre a mulher, a vinte anos da Carta Apostólica Mulieris dignitatem".

 

Para maior informação, pode acessar no sítio web http://www.laici.org/