O Diretor do Instituto de Doutrina Social da Igreja, Giuseppe Zafarroni, assegurou que para defender à família, não basta dar-lhe uma definição oficial do que deve ser, senão "também deve se legislar para criar condições que propiciem sua estabilidade e bem-estar geral".

 

"Necessitamos também um apoio à família a nível legislativo, ajuda para as jovens famílias que se formam", terá que "criar também formas de apoio à família, à mulher que trabalha e tem filhos", assinalou Zafarroni em uma recente entrevista radial.

 

O também Professor da Universidade Católica de Porto Rico disse estar convencido de que a aprovação da Resolução Concorrente 99 "não vai resolver o problema" da "crise da família" que existe, pois "não resolve com uma formulação da definição de família na Constituição", contudo é um passo importante.

 

Em outro momento, Zafarroni afirmou que quando se aprovou a Constituição de Porto Rico em 1952, não era necessário que se explicitasse que o matrimônio devia ser heterossexual, mas que neste momento histórico é um imperativo.

 

A Resolução Concorrente 99, é um documento apresentado pelo Senador Castro Font, que propõe emendar o Artigo II da Constituição, para incluir uma "seção 21 para elevar a nível constitucional o direito de um homem e uma mulher" a "contrair matrimônio", como se lê no documento.