Uma torre, um sino, uma cruz, e a estátua do Papa João Paulo II compõem o novo monumento dedicado ao Pontífice que visitou Cuba faz uma década e que será inaugurado em 23 de fevereiro pelo Cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de estado Vaticano.

 

O conjunto, construido na cidade de Santa Clara onde o Papa celebrou sua primeira Missa em solo cubano, é o primeiro erigido em terreno público; quer dizer, não em terreno que seja propriedade da Igreja.

 

O projeto foi elaborado pelo escritório de construções do Bispado de Santa Clara e teve como desenhista principal o arquiteto Luis Orlando Fernández Squitín.

 

O monumento, flanqueado pela bandeira de Cuba e da Santa Sé, consiste em uma torre com um sino, coroada com uma cruz, luzirá na frente uma estátua do João Paulo II. Detrás, colocarão-se 13 painéis, que servirão de suporte a um relevo mural da imagem da Virgem da Caridade com seu manto estendido em sinal de proteção. Em um dos painéis se encontra gravada a frase do João Paulo II "Não tenhais medo, abri as portas a Cristo".

 

Em declarações à agência informativa da Conferência Episcopal Italiana SIR, Dom José Félix Pérez, Secretário Executivo do Episcopado Cubano, assinalou que nos dez anos transcorridos da visita papal à ilha "algumas coisas mudaram para os católicos". "Mudou positivamente o dinamismo pastoral da Igreja, o espírito missionário, mas falta um acesso maior aos meios de comunicação e uma ação social da Igreja mais ampla", indicou.

 

Segundo o Prelado, nesta década também "aumentou o número das comunidades católicas e melhorou a qualidade da fé".