O Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Íñiguez, expressou sua preocupação pela possibilidade de que as autoridades encarregadas de investigar o assassinato do Cardeal Juan Jesus Posadas, orientem as declarações de Alfredo Araujo Ávila (a) "O Popeye", para que se declare culpado do crime.

 

"Parece que pelas notas dos jornais nesta ocasião se pretende orientar a declaração deste senhor ao que podem nomear, ao que podem forçar para que declare que ele foi quem matou ao Cardeal porque o confundiu com o Chapo Guzmán, coisa totalmente absurda", declarou o Cardeal à imprensa, de uma vez que assinalou que a tese de que o Cardeal Posadas morreu no meio de um tiroteio entre narcos, ficou totalmente descartada.

 

Nesse sentido, disse que embora é importante a captura de Araujo Ávila, isto se deve "não porque ele tenha sido, ou porque os Arellano tenham sido os assassinos, mas porque ele sabe, porque esteve aí". O Cardeal Sandoval recordou que cada vez que se detém um narcotraficante, é vinculado ao caso Posadas "e dizem que foi ele quem o matou. Já têm umas três dúzias de narcos aí, segundo isso culpados no Caso Posadas".

 

O Cardeal Juan Jesus Posadas Ocampo morreu em 24 de maio de 1993 no aeroporto internacional de Guadalajara logo de receber 16 disparos de bala. Seu motorista, Pedro Pérez Hernández, recebeu 10 disparos e o automóvel em que viajavam 52 impactos de bala.