Peregrinos de todas as regiões da Espanha e de diversos países fizeram com que mais de um milhão de pessoas em Zaragoza prestaram homenagem à , padroeira da  Hispanidade, neste dia  12 de outubro.

Ao meio dia foi celebrada a Solene Missa Pontifical presidida pelo Arcebispo de Zaragoza, Dom. Elias Yanes, em que também participou a corporação municipal, dirigida pelo prefeito da cidade, Juan Alberto Belloch, depois de oferecer suas flores à Virgem.

O burgo-mestre declarou à imprensa que “o dia é perfeito”, já que “foi superado o recorde de participação de anos anteriores” e “tudo se está ocorrendo sem incidências e sem problemas”, apesar de que há momentos nos quais “mais de um milhão de pessoas” se encontram nas ruas de  Zaragoza. 

Os participantes desfrutaram de uma jornada festiva e alegre nas ruas da capital aragonesa, em que ressaltou a devoção Mariana, os bailes e a música tradicional da comunidade.

Os atos religiosos começaram às 16h30, com a Missa de Infantes na Capela do Pilar da Basílica, e posteriormente, teve lugar o Rosário da Aurora, entre a Paróquia de São Paulo e a Praça do Pilar.

Sete milhões de flores

Depois de que centenas de milhares de cidadãos depositassem sua oferenda na Praça do Pilar,  sete milhões de flores teceram o manto da Virgem do Pilar.

Além de por terra, as flores chegaram também do ar graças à participação do Clube Aéreo Real de Zaragoza, que prestou  homenagem à padroeira da cidade do Ebro lançando pétalas de flores de vários aviões de pequeno porte.

Madrilenos, andaluzes, catalães, navarros e galegos, além de representantes de outros lugares da geografia espanhola e do mundo, depositaram suas flores aos pés da Virgem do Pilar, onde por várias horas se prolongou a chegada de participantes.