Em um encontro com a imprensa realizado na Cúria Generalícia da Companhia de Jesus em Roma, o novo Prepósito Geral da ordem, o Pe. Adolfo Nicolás S.J., assinalou que não existe antítese entre a Companhia de Jesus e o Vaticano.

 

O Pe. Nicolás se reuniu brevemente com 50 jornalistas, diante dos quais leu um texto preparado e sem chance de perguntas.

 

Em suas declarações, o novo Superior Geral da Companhia incluiu breves relatos de sua história e sua experiência na Ásia, e clarificou que a Congregação Geral, que segue em sessão em Roma, é o máximo órgão de governo da Companhia, e por isso espera umas "linhas básicas" para começar sua missão como Prepósito Geral.

 

No encontro com os jornalistas, o Pe. Nicolás assinalou que "não há nem houve nunca antítese entre o Papa e a Companhia de Jesus, os jesuítas e o Vaticano".

 

"Não é certo que haja distância teológica entre o novo Geral dos jesuítas e o Papa Ratzinger", adicionou.

 

"Sou um desconhecido e por isso os jornais não encontram nada sobre mim, procuram e às vezes inventam", disse também.

 

O Pe. Nicolás disse que "é certo que eu estou na Ásia e Ásia está em mim" e isso "é bom para a Igreja"; porém insistiu que entre as invenções jornalísticas está a suposta tensão com o Vaticano.