Mais de dois mil católicos que protestavam pacificamente nas ruas desta capital contra a decisão do governo de não devolver propriedades confiscadas pelo regime comunista, que originalmente pertenciam à Igreja nesse país, foram violentamente reprimidos pela polícia nos subúrbios do prédio que até 1954 era a Nunciatura Apostólica.

 

O sacerdote vietnamita An Dang revelou a ACI Prensa que ao chegar ao prédio da nunciatura, algumas mulheres tentaram subir as grades para deixar flores à estátua da Virgem Maria. Quando foram vistas pelo pessoal de segurança, as mulheres foram obrigadas a descer e logo golpeadas duramente com varas. Alguns dos que marchavam saíram em defesa das mulheres e terminaram enfrentando-se aos violentos efetivos.

 

Durante o enfrentamento, alguns dos manifestantes colocaram uma grande cruz branca diante da antiga Nunciatura.

 

O Pe. Dang também indica que o protesto de hoje é o maior desafio para o governo comunista não só por sua magnitude mas porque ocorreu somente alguns dias antes de que as autoridades locais acusaram ao Arcebispo Joseph Ngo Quang Kiet por "usar a liberdade religiosa para provocar protestos contra o governo". Além disso, o governo também alega que estes protestos "danificaram as relações entre o Vietnã e o Vaticano", e consideram que é provável uma ruptura, explica o sacerdote.

 

Uma fonte local disse que a polícia está correndo atrás de todos aqueles que participaram da marcha de hoje.

 

A marcha se iniciou na Catedral de Saint Joseph e terminou no prédio convertido agora em um centro juvenil esportivo, uma das várias propriedades tomadas pelo governo comunista. Autoridades eclesiásticas indicam que possuem a documentação necessária para provar que este imóvel efetivamente pertence à diocese.