O Arcebispo de Viena (Áustria), Cardeal Christoph Schönborn, entregou esta quarta-feira ao Papa Bento XVI um DVD com um compêndio realizado pela Rádio Nacional austriaca de sua visita na Áustria em setembro de 2007, e lembrou seus anos como aluno do então Professor Ratzinger.

 

"Escutar a Bento XVI é sempre uma grande oportunidade, porque implica ser animados em nossa esperança", disse o Cardeal. "Todos na Áustria ficaram fascinados de como o Papa enfrenta qualquer tema, de como ensina com o testemunho, com claridade e humildade, argumentando a beleza da fé, adicionou o Cardeal Schönborn, e continuou logo com uma lembrança pessoal do Pontífice.

 

"Eu fui aluno do professor universitário Joseph Ratzinger, e lembro que não existia nenhuma pergunta, nenhum tema que ele tivesse medo de abordar, nem sequer nos anos difíceis". "Quando penso em meu professor que hoje é Papa me pergunto que coisa era tão fascinante para nós estudantes? Por que vinham de todo o mundo para estudar com ele... Joseph Ratzinger sempre teve esse jeito bastante único de ir fundo sem jamais deixar de fora o aspecto existencial".

 

"Os estudantes estavam fascinados com este homem rigoroso e calmo, sempre capaz de indicar o passo que leva da doutrina à experiência", concluiu o Cardeal.