Durante a ordenação do novo Bispo Auxiliar de Madri, Dom Juan Antonio Martínez Caminho, o Cardeal Antonio María Rouco Varela, assinalou hoje que o abandono de Deus é a origem da "solidão radical" que gera as crises de matrimônios e famílias.

 

Durante sua homilia na Missa de consagração, o Cardeal madrilense assegurou que "a sentença de que ‘Deus morreu’ deixou na sociedade contemporânea rastros inequívocos, entre outros, o da solidão das pessoas".

 

"Não há poder humano que possa encher o vazio de Deus na consciência das pessoas e conseguintemente, tampouco, no coração e o interior da sociedade", adicionou o Arcebispo.

 

"Esta solidão radical é o mal típico da sociedade do nosso tempo, e está na raiz das crises e rupturas matrimoniais e familiares", disse o Cardeal, ao assinalar que "só Deus pode curar essa solidão".

 

Diante desta situação, em que "virão tempos em que a gente não suportará a doutrina sã", o Cardeal Rouco assinalou que "a missão do Bispo é a de proclamar a Deus insistindo o tempo todo, repreendendo, reprovando e exortando com toda paciência", em referência à conhecida citação de São Paulo.

 

"Só se formos testemunhas de Jesus Cristo –prosseguiu o Cardeal madrilense– verazes e autênticos, enfrentando o debate das idéias e a configuração justa, solidária e humana da sociedade lúcida e generosamente, com o serviço apostólico da palavra da verdade e uma vida humilde de amor aos irmãos, poderá o bispo contribuir eficazmente a que toda a comunidade dos fiéis seja ‘o sal da terra’ e ‘a luz do mundo’".

 

"Somente assim voltará a florescer a esperança", assinalou.