O Arcebispo de La Plata, Dom  Héctor Aguer, exortou aos fiéis a "registrar a data do nosso próprio batismo e comemorar, como uma festa pessoal, o aniversário, para dar graças a Deus por ter nos feito cristãos, filhos d'Ele, membros de sua Igreja".

 

Em uma recente homilia, o Prelado assinalou que "temos que valorizar cada dia mais o dom recebido no batismo, pelo qual como filhos adotivos nos assimilamos à filiação do Filho Unigênito, e convertidos em templos do Espírito Santo podemos viver em louvor ao Pai e nos confiar a seu amor providente, procurando agradá-lo em tudo".

 

Depois de considerar que "o efeito personalíssimo do batismo em cada um de nós é correlativo, recíproco, ao efeito eclesiástico: o batismo nos incorpora ao Corpo de Cristo que é a Igreja", o Arcebispo de La Plata assegurou que "não estamos sozinhos, não somos cristãos isoladamente, mas sim como membros os uns dos outros na realidade misteriosa da Igreja".

 

Deste modo recordou que "nosso povo conserva ainda, em sua grande maioria, um notável valor pelo batismo das crianças; é este um tesouro que procede da primeira evangelização, é um resto feliz da cultura cristã". Mas devemos lembrar que o secularismo gerou "os enganos que circulam respeito da liberdade religiosa e o conseqüente enfraquecimento de uma autêntica consciência batismal", advertiu Dom  Aguer.

 

Por isso numerosos pais de família "batizam os seus filhos movidos por uma sorte de atavismo cultural, ou por uma difusa religiosidade, ou por uma fé sincera mas não catequizada", indicou o Prelado.

 

"Os pastores da Igreja devemos confrontar com prudência e firmeza estes problemas pastorais para s procurar uma solução, porque dessa solução pode depender, em boa medida, o futuro religioso da Argentina", asseverou Dom  Aguer.