A Secretária Geral de Cáritas Internationalis, Lesley-Anne Knight, na primeira intervenção de uma representante desta organização, alentará o compromisso de ajuda aos mais pobres no Foro Econômico Mundial que se realizará desde 23 de janeiro na cidade de Davos, Suíça, com a presença de líderes políticos e econômicos de todo o mundo.

 

Knight explica que seu principal objetivo é concentrar os esforços dos assistentes para poder alcançar as Metas do Milênio, estabelecidas para o ano 2015. Para Cáritas, estas metas não se cumprirão se continuar o não cumprimento da ajuda econômica que as nações mais ricas prometeram para ajudar às mais pobres.

 

Para a Secretária Geral de Cáritas, este evento "é uma excelente oportunidade para assegurar que os pobres do mundo não sejam esquecidos quando os líderes políticos e dos negócios planejam nossos futuros. O Foro Econômico Mundial procura ' melhorar o estado do mundo', mas a pergunta que surge é: 'O mundo de quem?'. O mundo dos ricos certamente melhorou nos mais de 30 anos de existência do FEM, mas o de muitos pobres não melhorou nada".

 

"Espero que exista um desejo genuíno entre os participantes para tratar a desigualdade. Falarei com os líderes do mundo, em particular com os das nações mais ricas, para honrar os compromissos que fizeram para obter as Metas de Desenvolvimento do Milênio. Quero ver a comunidade de negócios também como parte do esforço vital para ter um impacto real na pobreza por volta de 2015", acrescentou Knight.

 

"O tema para o encontro deste ano é 'o Poder da Inovação Colaborativa' e estou disposta a explorar como Cáritas pode colaborar de modos inovadores para apoiar a experiência e a boa vontade que existe na comunidade do FEM", finalizou a Secretária Geral do Cáritas Internationalis.