Apesar da chuva e o vento em Roma, milhares de peregrinos estiveram hoje presentes na Praça de São Pedro para rezar o Ângelus dominical com o Papa Bento XVI,  quem lembrou no início de sua reflexão que a missão de Cristo é a de abrir o céu e nos permitir o acesso à vida eterna pela liberação do pecado.

 

No dia em que a Igreja festeja o Batismo do Senhor, o Santo Padre fez notar que “o sentido profundo (do Batismo de Cristo) aparecerá em plenitude somente ao final da vida terrena, em sua morte e em sua ressurreição”.

 

“Fazendo-se batizar por João  junto com os pecadores, Jesus começa a levar sobre si o peso da culpa da humanidade toda, como o Cordeiro de Deus que ‘tira’ o pecado do mundo. Obra que Ele realizou na cruz, quando recebeu também naquele evento, o seu ‘Batismo’”, adicionou o Pontífice.

 

Continuando sua explicação, o Pontífice disse que Jesus “morrendo mergulha no amor do Pai e difunde o Espírito Santo, para que os n'Ele acreditarem, pudessem renascer daquela fonte inesgotável de vida nova e eterna”.

 

“Toda a missão de Cristo –continuou-, resume-se nisto: nos batizar no Espírito Santo para nos liberar da escravidão da morte e nos abrir o céu, o acesso à vida verdadeira e plena”.

 

Finalmente, o Papa manifestou seu desejo e assegurou sua oração para que “todos os cristãos possam compreender cada vez mais o dom do Batismo e se comprometam a vivê-lo com coerência, testemunhando o amor do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.