O Instituto de Política Familiar (IPF) felicitou a promessa de criar um Ministério da Família e Bem-estar Social e impulsionar uma Lei Integral de Apóio à Família, proposta pelo candidato do Partido Popular espanhol, Mariano Rajoy.

 

Eduardo Hertfelder, Presidente do IPF, assinalou que o anúncio, por cima de preferências partidárias, "é uma boa notícia para as famílias espanholas, já que podem marcar um ponto de inflexão no tratamento das administrações e os partidos políticos à família espanhola".

 

"A família espanhola foi a grande ignorada e abandonada por parte das administrações e o desenvolvimento destas medidas significaria que começa a considerar-se como prioridade política", adicionou Hertfelder.

 

"Do IPF –explicou– levamos tempo colocando a necessidade e urgência de ambas as medidas para dar à família espanhola a relevância e o apoio político que são necessários para ajudá-la a superar os desafios que nossa sociedade exige. Neste contexto, um Ministério de Família e uma Lei de Apoio à família são peças fundamentais para articular uma autêntica política familiar".

 

O dirigente do IPF recordou que em numerosos países europeus já há organismos de primeiro nível para promover a família; enquanto que na Espanha, "há um organismo de terceiro nível (a Sub-direção Geral de Famílias)". "Elevar o organismo dedicado à família na Espanha ao primeiro nível seria um passo decisivo para dar à família a importância que tem em nossa sociedade".

 

Hertfelder adverte, entretanto, que o Ministério e uma lei de família de maneira isolada, "seria um gesto meramente demagógico e eleitoreiro se não vir acompanhada de outras medidas urgentes e necessária tais como o desenvolvimento de um Plano Intregral de Apoio à Família assim como dotá-la de um orçamento, pelo menos, n média dos que dedica a União Européia à família, o 2,2% do PIB".

 

"Espanha começaria assim a convergir com a Europa em temas de família. Bem-vinda na Europa", conclui Hertfelder.