O Arcebispo de Santiago do Chile e presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, sublinhou em entrevista no Arcebispado de Santiago de Compostela a grande união entre a Igreja na América Latina e Espanha.

 “Os vínculos com a Espanha passaram por momentos difíceis, mas a maioria dos países latino-americanos superam a lenda da falta de liberdade e chegam a uma relação com o povo espanhol de muita proximidade e fraternidade, sentindo que estes países prolongam a Espanha no outro lado dos mares”, indicou o Cardeal Errázuriz.

O Cardeal explicou que a Catedral compostelana, o Santuário mais importante para toda a Europa, vai aproximando dos países latino-americanos de forma que muitos chilenos peregrinam à Tumba do Apóstolo São Tiago.

Uniões homossexuais

Questionado pelos jornalistas sobre as uniões homossexuais, o Cardeal chileno indicou que há uma grande confusão de terminologia. “Sem dúvida alguma o matrimônio é entre um homem e uma mulher e é uma realidade muito diferente da união que existe entre duas pessoas homossexuais. Sempre o matrimônio está unido à procriação e a idéia plena de matrimônio é inconcebível sem que possa trazer filhos a este mundo”, declarou.

“As pessoas podem compreender que os homossexuais se relacionem, tenham estabilidade entre eles, que queiram ter comunhão de bens mas não é matrimônio, terá que lhe dar outro nome porque é outra realidade, totalmente diferente”, assegurou.