Diante de milhares de peregrinos e fiéis que estiveram presentes na Praça de São Pedro para rezar o Ângelus Dominical, o Papa Bento XVI após ter celebrado a Santa Eucaristia no dia da Epifania do Senhor, recordou a importância de ser fiéis à própria vocação para poder iluminar assim o caminhar dos irmãos na fé.

 

“Desde sua primeira manifestação, a luz de Cristo começa a atrair para si aos homens ‘que Deus ama’, de toda língua, povo e cultura”, disse o Pontífice introduzindo a oração mariana.

 

Afirmou também que tal fato se deve “à força do Espírito Santo que move os corações e as mentes para a busca da verdade, da beleza, da justiça, da paz”.

 

Citando a Encíclica do Servo de Deus João Paulo II, Fides et ratio, Bento XVI fez notar que “os Reis Magos encontraram no Menino de Belém ”a meta da sua “busca da verdade e de uma pessoa na qual confiar-se”.

 

“Os homens e as mulheres de todas as gerações precisam ser orientados: A luz espiritual da estrela de Belám está sempre presente na palavra do Evangelho... que não é outra coisa senão o reflexo de Cristo, verdadeiro homem e verdadeiro Deus”, continuou o Papa.

 

Deste modo recordou que “todo cristão está chamado a dar luz com suas palavras e suas ações aos passos dos irmãos. Que importante é que nós cristãos sejamos fiéis à nossa vocação!”

 

Finalmente, o Papa cumprimentou  “os irmãos e irmãs das Igrejas Orientais, que seguindo o Calendário Juliano, celebrarão o dia de amanhã (hoje) o Santa Natal: é uma grande alegria compartilhar a celebração dos mistérios da fé, na multiforme riqueza dos Ritos que dão testemunho da bimilenar história da Igreja”.

 

Depois de ter rezado o Ângelus, o Papa cumprimentou os presentes em diversas línguas e concluiu oferecendo sua Bênção Apostólica.