A revista da Arquidiocese de Havana, Palavra Nova, expressou-se a favor das mudanças graduais na ilha, mas assinalou que estas devem acontecer em breve porque se demorarem, podem ser vistos como uma brincadeira.

A gradatividade (nas mudanças) deve ser vista logo, porque a idéia de adiar mais uma vez  as soluções não só espanta, senão que agora seria brincadeira e desalento total, expressou; embora reconheceu que não  podem se esperar soluções imediatas e repentinas pois a gradatividade é mais conveniente do que o radicalismo impetuoso e veloz.

Este pronunciamento se dá depois da convocatória realizada no ano passado pelo Governo para que os setores que conformam a sociedade opinem sobre os problemas do país. O Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega, disse que se trata de um passo prometedor que criou expectativas, sobre tudo visando este ano que começa.

Nesse sentido, Palavra Nova indicou que começar responder coerentemente às expectativas surgidas seria a prova de que as queixas não são um momento para a catarse coletiva, e que o Governo está disposto a escutar e a satisfazer as necessidades dos cidadãos, o que é sua razão de ser.

Por isso, pediu eliminar as excessivas roupagens políticas utilizadas do poder para analisar qualquer aspecto da realidade cubana; do mesmo modo, perguntou se tiver sentido que continuem na prisão aquelas pessoas sancionadas por dizer, ou escrever, muitas das coisas que se expressam no atual debate público”.

Para a revista católica, está nas nossas mãos  a oportunidade de dar uma amostra ao mundo da maturidade e responsabilidade social, de respeito e aceitação dos critérios divergentes, de inclusão e não discriminação enhum motivo, quer dizer, reproduzir entre nós o mesmo trato que exigimos de outras nações.