A Nunciatura Apostólica na Venezuela emitiu na noite de 3 de janeiro um comunicado denunciando a descoberta de um artefato explosivo programado para estourar no recinto da Embaixada da Santa Sé em Caracas.

O comunicado oficial da Nunciatura assinala que "às 15:15 foi achado, no recinto da mesma Nunciatura, frente ao edifício principal, um artefato explosivo, tipo granada, que presumivelmente foi jogado da rua. Imediatamente se informou do evento ao Ministério do Poder Popular para Relações Exteriores  Direção Geral de Protocolo e à Central da DISIP. Às 16h chegaram três motorizados da própria DISIP para fazer um reconhecimento do lugar e, ao comprovar que se tratava de um artefato perigoso, pediram a intervenção de peritos em explosivos do corpo policial".

Segundo o comunicado, "às 15:15 chegaram ditos peritos que, com a devida cautela, conseguiram recolher a granada, colocá-la em um contêiner de segurança e levá-la em um lugar seguro. Os membros da DISIP encontraram também na parte externa da porta principal da Nunciatura o dispositivo que servia para ativar o artefato. Felizmente, por razões que os peritos estão averiguando, a granada não estourou; de maneira que não houve que lamentar conseqüências nem para as pessoas nem para o edifício da Missão diplomática".

A Nunciatura Apostólica agradece em seu comunicado "a pronta e eficaz intervenção das forças de segurança, enquanto expressa o mais firme rechaço do mencionado atentado dando graças a Deus que não tenha tido maior conseqüência".

Ao mesmo tempo solicita "às autoridades competentes que façam as devidas investigações para identificar aos autores do ato criminal e para adotar todas as medidas adequadas a fim de proteger os locais da missão diplomática e impedir que ditos eventos possam repetir-se".