O Arcebispo de la Plata, Dom Héctor Aguer, assegurou que "devemos refazer uma autêntica espiritualidade da esperança" que "ajude-nos a preparar um Feliz Natal"; esse é "o contribua que nós, os cristãos, temos que brindar a nossos contemporâneos".

Em sua reflexão semanal no programa Chaves para um Mundo Melhor, o Prelado falou da última encíclica do Papa Bento XVI: Spe Salvi, e assinalou que todos "temos direito a esperar muitas coisas" que "necessitamos e que são o complemento de nossa vida e que nos ajuda a aspirar à felicidade" mas a "esperança é o fundamento de todas elas".

"A esperança nos permite confiar no futuro" mas "não em um futuro intra-histórico somente" mas sim "em um futuro transcendente e eterno porque a meta, o objeto da esperança cristã, é precisamente a vida eterna", asseverou Dom Aguer.

Essa vida eterna é "a posse total e perfeita da vida interminável" e "essa grande esperança, a qual se dirige a vida de todo ser humano e o percurso da história da humanidade inteira, é o fundamento de todas as legítimas esperanças humanas que podem referir-se a um horizonte terreno", demarcou.

Do mesmo modo, o Arcebispo de la Plata afirmou que na vida pode insinuar-se "a frustração e a tragédia mas, ainda, nas piores circunstâncias fica reservada e firme essa grande esperança porque ela se refere ao amor de Deus, Nosso Criador e Nosso Pai".

"Embora a cultura moderna tenha eclipsado essa grande esperança e tenha querido substituir o Reino de Deus pelo reino do homem, neste momento de desconcerto cultural onde o homem se vê dono de tantas forças para transformar o mundo mas ao mesmo tempo com tão vazio interior", com dúvidas para "conduzir o progresso para um fim realmente humano, o que fica é a reserva dessa grande esperança", adicionou.