O sacerdote trapense de 110 anos, Pe. Nicolás Kao Shi Qian, quem fora o sacerdote mais ancião do mundo e também o homem mais ancião de Hong Kong foi convocado à Casa do Pai.

Conforme informa a agência vaticano FIDES, o sacerdote, que teria completado 111 anos no dia 15 de janeiro, faleceu na noite de 11 para 12 de dezembro.

Quase todos os jornais de Hong Kong publicaram a notícia o trânsito deste ancião monge "mudo", apelido com o que os chineses conhecem os trapenses por sua vida de silêncio orante.

A agência informa que a vida Padre Shi Qian foi "legendária": cada dia recitava várias vezes o Rosário, rezava pela paz e pela evangelização do mundo e, não obstante a idade avançada, seguia rigorosamente o ritmo da vida trapense.

O monge trapense tinha nascido na província de Fu Jian, na China continental, em 1897. Foi batizado em 1915 e ordenado sacerdote em 1933.

Depois de sua ordenação desempenhou seu serviço ministerial na diocese de Fu Zhou. Também exerceu seu serviço pastoral nas missões em Taiwan, Malásia, Singapura e Tailândia por quatro décadas.

Depois de 39 anos de sacerdócio se uniu aos trapenses na comunidade de Hong Kong em 1972, à idade de 75 anos. Aos 100 anos, em 1997, emitiu seus votos perpétuos.

Em seu longo e ardoroso ministério, como amostra de seu amor pela Virgem Maria, construiu seis capelas e três grandes templos dedicados à Mãe de Deus.