A fase diocesana do processo de canonização do Pe. Manuel Pérez Arnal, fundador do Sindicato da Agulha, primeira organização sindical de mulheres na Espanha, concluirá amanhã 15 de dezembro em Valência, logo depois do qual se enviarão os documentos à Santa Sé onde continuará o processo.

Na cerimônia, que presidirá o Bispo Auxiliar de Valência, Dom Enrique Benavent, o tribunal eclesiástico que seguiu o processo apresentará a Causa do Pe. Manuel Pérez, amplamente documentada, em que se demonstra "com documentos e testemunhos as virtudes cristãs do Servo de Deus", assinalou o Delegado para as Causas dos Santos da Diocese de Valência, Ramón Fita à agência AVAN.

A causa de canonização foi introduzida pelo Arcebispo de Valência, Cardeal Agustín García-Gasco em outubro 1999 "por virtudes heróicas", afirmou Fita.

Sua vida

O Pe. Manuel Pérez Arnal nasceu em Náquera-Valência em 1879 em uma família de lavradores. Foi um brilhante seminarista e se doutorou em filosofia, teologia dogmática e direito canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Depois de ser ordenado sacerdote retornou a Valência onde foi renomado ajudante na Alboraya e Pobla de Vallbona. Deste modo foi professor e em seguida diretor espiritual do seminário de Valência, e capelão do convento de Carmelitas do Corpus Christi de Valência e cônego da Catedral.

Em 1911 após encontrar uma noite com uma menina que saía esgotada de uma oficina no que trabalhava mais de 14 horas, fundou o Sindicato da Agulha onde reuniu a trabalhadoras, principalmente costureiras de oficinas têxteis. Em 1941 o Sindicato passou a chamar-se Obra Social Feminina da Virgem dos Desamparados e atualmente se encontra tanto em diocese espanholas como chilenas.