Durante o Simpósio Internacional Teológico Pastoral sobre a Eucaristia que se realiza na Universidade do Vale do Atemajac em Guadalajara, o Enviado Papal para o Congresso Eucarístico Internacional, Cardeal Josef Tomko, assinalou que a América Latina continua sendo uma terra da esperança.

O Simpósio Internacional Teológico Pastoral sobre a Eucaristia  que começou na quarta-feira e que precede o 48º  Congresso Eucarístico Internacional, reúne desde a quarta-feira  15 cardeais, 14 arcebispos e 38 bispos, além de  vários teólogos.

Durante sua exposição, o Cardeal Tomko, comentou que “as novas ideologias e o securalismo ou materialismo que marginaliza  Deus, avançam nos países da Europa, onde em algumas regiões reduziu-se o número de católicos”.

Assinalou em seguida que, em contrapartida, em países africanos, na China, Coréia e  Índia, o catolicismo está crescendo, e “indubitavelmente, a América Latina continua sendo uma terra de esperança para a Igreja”.

O Cardeal destacou que “o desafio” para a Igreja Católica consiste em levar a mensagem de Cristo a todo mundo e “oferecer a catequese, o conhecimento de Deus e também como conservar o sentimento religioso como atenção a Deus”.