Ao refletir hoje sobre os símbolos natalinos da árvore e o presépio, o Papa Bento XVI fez um chamado a que o clima do Natal esteja "impregnado de religiosidade e de intimidade familiar, que devemos conservar também nas sociedades atuais, onde às vezes parece prevalecer a corrida ao consumo e a busca de bens materiais".

Assim o expressou o Santo Padre ao receber esta manhã a uma delegação da Região Autônoma de Trentino-Alto Adigio/Süd Tirol, de onde provém este ano a árvore de Natal para a Praça de São Pedro.

O Pontífice disse que o abeto que adorna o recinto vaticano é um "significativo símbolo do Natal de Cristo, porque com suas folhas sempre verdes recorda a vida que não morre".

"A árvore e o presépio –continuou– são elementos daquele clima típico do Natal que forma parte do patrimônio espiritual de nossas comunidades. É um clima impregnado de religiosidade e de intimidade familiar, que devemos conservar também nas sociedades atuais, onde às vezes parece prevalecer a corrida ao consumo e a busca de bens materiais".

Bento XVI concluiu pondo de relevo que "o Natal é uma festa cristã e seus símbolos –entre eles especialmente o presépio e a árvore adornada de dons– constituem referências importantes ao grande mistério da Encarnação e do Nascimento de Jesus, que a liturgia do tempo de Advento e do Natal evocam constantemente".