O Escritório de Informação da Santa Sé informou que à tarde de 24 de dezembro, o Papa Bento XVI inaugurará o Presépio da Praça de São Pedro, que este ano consta de 17 figuras de tamanho natural, 4 das quais serão mexicanas.

"Nove delas correspondem às originais emprestadas por São Vincenzo Pallotti para o presépio da Igreja de Sant'Andrea della Valle, em 1842 e as oito restantes se foram acrescentando ao longo dos anos. Como em 2006, também este ano a província de Trento contribuiu vários personagens esculpidos em madeira, assim como objetos de uso doméstico que completarão as cenas do Nascimento da Praça de São Pedro", explica a nota.

Haverá este ano quatro anjos de estilo barroco mexicano. Isto, junto com o Presépio e a árvore natalina do Salão Paulo VI são parte da iniciativa "Natal mexicana no Vaticano", que responde à comemoração do 15º aniversário das relações diplomáticas entre o México e a Santa Sé.

De outro lado e conforme informa a agência italiana ANSA, este presépio estará ambientado "na casa de José, em Nazaré e não em Belém. A notícia foi dada a conhecer pelo governo da Cidade pontifícia, precisando que o presépio –ainda em construção– se inspira no Evangelho de Mateus, onde o Natal se descreve na casa de José".

ANSA explica que "a ambientação na casa de José em Nazaré se concretizará em três ambientes: no centro, a habitação do Natal; à esquerda, a oficina de carpintaria de José; e à direita uma hospedaria, símbolo de vida coletiva e da contraposição entre valores materiais e valores espirituais".