A Subcomissão Episcopal para a Família e Defesa da Vida emitiu uma mensagem no qual alentou o fortalecimento da identidade cristã das famílias na Espanha e destacou as provocações que lhes apresentam ao começo do terceiro milênio como a necessidade de uma renovada iniciação cristã e a educação em católico dos filhos.

Ao celebrar-se este 30 de dezembro a Jornada de Família e Vida, os bispos espanhóis deram a conhecer a nota titulada "Entretanto, nossa cidadania está no Céu (Fil 3,20) em que recordam que "estas palavras de São Paulo nos convidam a considerar uma verdade profunda de nossa vida cristã e familiar".

Depois de pôr de exemplo às famílias dos 498 mártires beatificados no dia 28 de novembro, os prelados indicam que "também hoje as famílias podem, com a ajuda de Deus e com seu testemunho de vida, educar cristãos cuja santidade ilumine o começo deste terceiro milênio".

Depois de advertir que "encontramo-nos ante uma debilitação da identidade cristã, que também afeta às famílias", os bispos ressaltam dois rasgos desta identidade: "o primeiro é a integração de fé e vida. A fé não pode reduzir-se a uma experiência privada, sente saudades portanto à vida familiar. A fé deve penetrar na vida de cada um e na vida da família, manifestando-se por conseguinte em todas as dimensões da existência".

"O segundo traço que queremos destacar é a inserção na comunidade eclesiástica. Não há família cristã à margem da Igreja. Para esta integração é fundamental o desenvolvimento da pastoral familiar, de modo que nossas comunidades paroquiais sejam cada vez mais uma ‘família de famílias cristãs’, onde a família inteira possa participar da Eucaristia dominical, fonte e ápice da vida paroquial", adicionam.

Em seguida explicam algumas provocações atuais para as famílias em relação a sua identidade cristã. "Para ter matrimônios e famílias cristãs precisamos formar primeiro cristãos. Estes se formam na iniciação cristã. Na celebração do sacramento do Matrimônio nos encontramos freqüentemente pessoas com uma fé muito débil, cuja iniciação cristã não foi suficiente", dizem os bispos espanhóis.

Ao comentar a necessária educação cristã dos filhos, os prelados asseguram que "as famílias cristãs estão chamadas a educar como cidadãos do céu a seus filhos" e "para isso contam com a preciosa colaboração da escola católica".

Depois de denunciar a doutrinação ideológica ao que se submete às crianças e jovens espanhóis com a polêmica disciplina de Educação para a Cidadania (EpC), os bispos recordam que esta é "inaceitável na forma e o fundo: na forma, porque impõe legalmente a todos uma antropologia [quer dizer, uma visão do homem] que só alguns compartilham e, no fundo, porque seus conteúdos são prejudiciais para o desenvolvimento integral da pessoa".

Para ler a nota completa, o subsídio litúrgico, o pôster e a oração para a Jornada de Família e Vida 2007, acesse: http://www.conferenciaepiscopal.es/novedad/default.htm