Ao inaugurar as celebrações pelos 150 anos das aparições marianas de Lourdes, o Presidente do Pontifício Conselho Cor Unum, Cardeal Paul Joseph Cordes, lamentou que a modernidade tenha destruído a realidade do mau moral e a consciência de pecado.

"A modernidade, com seus pais fundadores como Marx, Rousseau e Freud, destruiu a realidade do mau moral e a consciência de pecado, considerando o pecado como um mito, empacotando-o em considerações psicopatológicas e reduzindo-o a um resultado biológico", indicou.

Do mesmo modo, ao comentar o valor da reconciliação, o Cardeal explicou que "a insaciável aspiração da humanidade à paz e a reconciliação com freqüência se frustra no Darfur, Kosovo, Iraque, assim como no lar, o esporte, entre vizinhos. A agressividade persiste, apesar de qualquer chamado à reconciliação".

"Quem deliberadamente tem uma mão ao irmão ou irmã, uma maneira correta de viver e quem alenta o perdão, sem dúvida trabalha pela paz ", mas "a raiz do desacordo entre os homens é o desacordo com Deus. Só quando o homem se entrega a Deus nasce à paz no mundo. Só o homem que fez a paz com Deus pode fazer que a paz reine em seu entorno", assinalou.

Para o Arcebispo daí parte a importância do sacramento da Reconciliação: "Minha aversão, meu ódio deve ser reconhecido e confessado. A reconciliação com Deus, não é fictícia, uma simulação ou uma trivialização do mal. Permite ao homem a ter uma idéia da importância do perdão de Deus".