O Presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, anunciou a criação de uma "região de encontro" para tentar conseguir libertar aos seqüestrados pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), acolhendo o pedido do Presidente da Conferência Episcopal Colombiana (CEC) e presidente da Comissão de Conciliação Nacional, Dom Luis Augusto Castro.

"A Igreja, através de Dom Luis Augusto Castro lhe manifestou ao senhor Presidente toda a dor dos seqüestrados e lhe reiterou a necessidade de criar uma região de encontro", declarou o Pe. Darío Echeverry, membro da Comissão de Conciliação Nacional, a radio Caracol momentos antes do anúncio presidencial.

Nesse sentido, o Pe. Echeverry disse a outra emissora que "há uma vontade do Governo de responder positivamente, mas não sei os termos da resposta a um convite que lhe fez Dom Augusto Castro como Presidente da Conferência Episcopal e presidente da Comissão de Conciliação".

Durante uma cerimônia de ascensão a generais da Polícia, o mandatário colombiano acessou a criar uma "região de encontro" de 150 quilômetros em qualquer área rural do país, sem policiais ou militares e, de ser possível, sem população civil ou com muito pouca.