O peregrino italiano de 75 anos, Carlo Ravasio, culminou na quarta-feira seu percurso por Lourdes, Santiago e Valência, no qual caminhou 2 mil quilômetros para rezar pela unidade dos cristãos.

Como "expediente à peregrinação", Ravasio foi a uma cerimônia presidida pelo Bispo Auxiliar de Valência, Dom Enrique Benavent, na Basílica da Virgem dos Desamparados caminhando da paróquia Natal de Nossa Senhora da localidade valenciana de Burjassot, junto ao pároco e paroquianos.

Na celebração o peregrino, quem foi coroinha do Papa João XXIII quando era Cardeal, rezou a oração pela unidade de quão cristãos pronunciou em toda sua travessia, e doou ao Arcebispado de Valência as duas bíblias que levou em seu percurso, uma católica e uma ortodoxa.

Segundo o próprio Ravasio, foram dois os momentos mais emotivos de sua peregrinação. O primeiro foi quando chegou a Santiago de Compostela onde conheceu a nomeação cardinalício do Arcebispo de Valência, Agustín García-Gasco. "Para mim foi uma alegria muito grande, saí de Valência com um arcebispo na diocese e cheguei com um cardeal", manifestou.

O segundo foi em Madri onde o peregrino de 75 anos colocou um buquê de flores junto ao monumento em memória das vítimas do atentado do 11-M e rezou "pelas vítimas de todo tipo de terrorismo e por seus familiares".

Ravasio assinalou que a primeira parte de sua peregrinação foi "um autêntico via Crúcis, sentia como se tivesse espinhos nos pés e não queria nem me tirar os tênis para ver o que tinha neles". Além disso indicou que caminhou com febre e sob "intensas chuvas", dormiu em albergues e até na rua, e perdeu uma dezena de kilos desde que começou sua peregrinação.

"Pude terminar o caminho muito bem e muito contente, melhor que quando o iniciei", assegurou.